Nossa Clínica - Serviços Oferecidos
Conheça nossos tratamentos e avaliações especializadas
Tratamentos

Fisioterapêuticos
Tratamentos personalizados para reabilitação e recuperação funcional

Agulhamento Seco
Técnica especializada para tratamento de pontos-gatilho e dores musculares

Terapia por Ondas de Choque
Tecnologia avançada para tratamento de lesões músculo-esqueléticas
Serviços

Fisioterapêuticos
Avaliação completa e detalhada do quadro clínico do paciente

Isocinéticas
Avaliação de força muscular com equipamento de alta precisão

Ultrassonografia Cinesiológica
Diagnóstico por imagem em movimento para análise funcional

Termometria Cutânea
Mapeamento térmico para identificação de áreas inflamatórias
Tratamentos Fisioterapêuticos
Conheça em detalhes nossos tratamentos especializados, desenvolvidos com tecnologia de ponta e atendimento humanizado
Em nossas sessões de fisioterapia incluímos diversos procedimentos para otimizar o tratamento, sem custo adicional:
- Técnicas de eletroterapia analgésica e anti-inflamatória com aparelhos de ponta, importados dos EUA e Itália.
- Técnicas de terapia manual para restauração dos movimentos, liberação miofascial e exercícios assistidos.
- Cinesioterapia (terapia pelo movimento), através de exercícios localizados e funcionais associados ou não à eletroestimulação, treinamento muscular com oclusão (Blood Flow Restriction), exercícios isocinéticos.
Técnica de origem norte-americana para o tratamento das dores miofasciais, que consiste em utilizar agulhas de acupuntura para desativar pontos gatilho (trigger points), que são nódulos de tensão muscular que se formam nos músculos e que causam dores irradiadas a partir deles.
As aplicações são rápidas (de um a três minutos por ponto, apenas) e os resultados imediatos. Entretanto, esta é uma técnica complementar e não exclui a necessidade de se tratar a causa do quadro clínico com as modalidades da fisioterapia.
Utilizando a mesma tecnologia dos aparelhos que são empregados para "quebrar" as tão temidas "pedras nos rins", nosso equipamento é de origem alemã (país onde foi criado o método nos anos 70) e do tipo radial, cujo uso é permitido aos fisioterapeutas desde 2015.
A técnica tem diversas indicações, porém a mais conhecida é para as lesões músculo-esqueléticas crônicas, principalmente as tendinites, entesites e fascites, pois a TOC consegue promover a remodelação dos tecidos lesionados e aliviar as dores crônicas que essas condições provocam. Quando associada às outras técnicas fisioterapêuticas, costuma promover resultados muito bons.
Avaliações Fisioterapêuticas
Avaliações completas e detalhadas para um diagnóstico preciso e tratamento eficaz
Todos os pacientes são avaliados no primeiro atendimento pelo Beto e na Avaliação Fisioterapêutica são correlacionados o pedido médico, os exames complementares, nossa anamnese e a avaliação funcional.
Habitualmente, entramos em contato com o médico do paciente para obter mais informações a respeito do tratamento a ser desenvolvido.
Elaboramos a Ficha de Tratamento de cada paciente, com uma rotina de tratamento totalmente personalizada para as necessidades individuais, permitindo que sejamos o mais específicos possível em nossa abordagem terapêutica.
Especialidade do proprietário, Beto, com mais de 32 anos de experiência nesse tipo de tecnologia, é um exame para a verificação da capacidade muscular do paciente através de análise computadorizada, com dados coletados de modo dinâmico e em tempo real, por um dinamômetro de última geração, importado dos EUA.
É possível analisar o equilíbrio muscular entre os lados direito e esquerdo, o equilíbrio entre músculos agonistas e antagonistas, a relação da força com o peso corporal e comparar os dados do paciente com a média populacional.
Desse modo é determinado o status muscular do paciente, que é importantíssimo para programar a alta fisioterapêutica em tratamentos pós operatórios ou conservadores, bem como direcionar trabalhos de preparação física. Este procedimento é considerado padrão ouro na reabilitação dos pós operatórios do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho, além de sua consagrada aplicação na prevenção de lesões.
Avaliações por Imagem
Recursos tecnológicos avançados para diagnóstico preciso e acompanhamento em tempo real
A realização de exames de imagem com equipamento de ultrassom pelo fisioterapeuta já é uma realidade em alguns países e também em nossa clínica. A autorização para a sua prática é muito recente em nosso país, datando de 2013, sendo poucos os profissionais que já se capacitaram para realizar este procedimento.
Beto esteve em Portugal (2018) e na Espanha (2023) realizando essa capacitação e nesses 07 anos desenvolve o trabalho na clínica, oferecendo o serviço aos seus pacientes e também a pacientes encaminhados por outros profissionais.
A diferença entre a Ultrassonografia praticada pelos médicos e a Ultrassonografia Cinesiológica é que, nessa última, a abordagem é funcional e não diagnóstica.
Desse modo, torna-se uma ferramenta fundamental para que o fisioterapeuta possa complementar e tornar mais precisas as abordagens de avaliação e tratamento do paciente, porque consegue vê-lo "por dentro". Além disso, a análise ocorre em tempo real, sem emissão de nenhum tipo radiação, sem ser invasiva, permitindo maior interação do paciente com o fisioterapeuta para identificar com exatidão o acometimento que está ocorrendo e suas consequências.
Entre as diversas aplicações, destaca-se a possibilidade de se acompanhar a cicatrização de lesões, principalmente musculares, tendíneas e ligamentares, ajustando o tratamento conforme os achados do exame. A facilidade de ter o equipamento na própria clínica agiliza as tomadas de decisão e pode reduzir o tempo total de recuperação.
A Termografia é uma técnica onde se utiliza uma câmera que capta a radiação infravermelha emitida pelos corpos (calor). São inúmeras as aplicações, nas mais variadas áreas, como por exemplo pelos militares e policiais para visão noturna nas questões de segurança, pelos bombeiros para resgatar pessoas e animais em condições de fumaça densa nos incêndios, pelos satélites espaciais para medir continuamente a temperatura dos oceanos etc.
Na área da saúde as possibilidades de uso da termografia também são diversas. Podemos destacar aquelas em que seja indicado avaliar condições que alterem a temperatura da pele, como por exemplo inflamações, tensões miofasciais, lesões crônicas, áreas em cicatrização, áreas em desuso etc.
Em fisioterapia, a Termografia recebe o nome Termometria Cutânea. É um método que gera informações em tempo real, não emite radiação de nenhum tipo, não é invasivo e permite direcionar com maior precisão as ações a serem tomadas nos tratamentos, bem como verificar rapidamente, e a qualquer momento, a eficiência das condutas empregadas.
“Usando o melhor da tecnologia sem deixar de ‘Ser Humano’.”